segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ESTAÇÃO CARTOGRAFFITI SESC INTERLAGOS



SOBRE O SESC DE INTERLAGOS...

Quando foi criado, em 1975, o Sesc Interlagos já tinha a vocação para preservar a natureza. E, de fato, hoje, em meio à realidade caótica da região, resta como uma das únicas alternativas de ocupação criativa do tempo livre para os cerca de dois milhões de pessoas que moram nas redondezas. 

Na verdade, pode-se afirmar que o Sesc Interlagos coloca em prática as características antigas que marcaram a região, antes do crescimento metropolitano. Naquela área, até há alguns anos afastada do núcleo urbano, havia grande quantidade de chácaras e sítios, aproveitando as duas represas criadas a partir da década de 1930. A represa Billings, que faz fronteira com quase metade da área da unidade, construída para abastecer o complexo industrial de Cubatão, e a represa de Guarapiranga, formada a partir do represamento do rio homônimo.

Foi nessa região de natureza abundante que, na década de 1960, o Sesc adquiriu um terreno de 500 mil metros quadrados, então pertencente ao Sítio da Figueira, para a implantação do seu centro campestre. Segundo o levantamento, a vegetação original que cobria todo o terreno do Sesc Interlagos, antes da ocupação pelo homem, "era uma floresta tropical úmida".

Com vistas à conscientização da comunidade sobre a importância de preservar o meio ambiente, o Sesc Interlagos já concebeu diversos projetos que confirmam sua trajetória "verde". Dentre eles, o Centro de Estudos do Meio (Cemeio), que convidou escolas e entidades da região para conhecer suas instalações, como o viveiro de plantas, a estação de tratamento de esgotos e a mata atlântica.

A partir de atividades lúdicas e criativas, cujo ponto fundamental era o contato com a natureza, o programa Viva o Verde, por meio de eventos temáticos, como o "Reciclando o Planeta", ofereceu oficinas de reciclagem e contou com diversas atividades recreativas, incluindo apresentações teatrais e musicais. No mesmo sentido, o Sesc realizou o Programa de Educação Ambiental, que capacitou educadores.

Fonte: Sesc Interlagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário