segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ESTAÇÃO CARTOGRAFFITI SANTO AMARO


SOBRE SANTO AMARO...

Distrito da zona Sul de São Paulo, Santo Amaro concentrou a maior parte dos imigrantes alemães a partir de 1820. No início da década de 1830, foi designado município da cidade paulistana, permanecendo nestas condições até 1935, quando voltou a ser incorporado à cidade. Com a intensa migração de nordestinos durante a década de 40, houve uma fortificação no comércio bairrista, somada a parcela dos europeus presentes, ligados sobretudo à atividade industrial.  Por muitos, é considerado atualmente a área mais importante da região Sul, levando em conta regiões de alto padrão e o comércio popular, em locais como o Largo 13 de Maio.

Corresponde às áreas 6 e 7 da cidade, nas regiões Sul e Sudoeste, que engloba bairros como Campo Grande, Campo Belo, Cidade Ademar, Capão Redondo, Vila Andrade, Socorro, Jardim São Luís, Jardim Ângela, Campo Limpo, entre outros. Além disso, totaliza mais de 60 mil habitantes, quatro universidades, oito faculdades, 211 escolas – municipais, estaduais e privadas, de ensino fundamental e médio –, cinco bibliotecas, quatro casas de cultura e o Teatro Paulo Eiró, uma homenagem ao poeta e dramaturgo de maior visibilidade.
 
Foi ali que nasceu Manuel Borba Gato, bandeirante conhecido por acompanhar Fernão Dias Pais na busca pela "Terra de Esmeraldas", de 1673 a 1680. Mesmo não encontrando as tais pedras preciosas neste período, Borba Gato continuou sua jornada e encontrou ouro, o que lhe rendeu a nomeação de Guarda Mór do Distrito do Rio das Velhas. Hoje, a figura do bandeirante é vista em uma grande estátua, localizada na Avenida Santo Amaro – uma das principais do bairro –, tornando-se um ponto de referência. 

A área ainda concentra importantes indústrias, shoppings e centros de lazer, além de reter grandes escritórios, bancos e sedes multinacionais às margens da Marginal do Rio Pinheiros. Exerce então, certa influência para os moradores de municípios que já pertenceram ao seu território.

Fontes: Wikipédia e Almanaque Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário