segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ESTAÇÃO CARTOGRAFFITI BORORÉ



SOBRE O BORORÉ...

A região do Bororé localiza-se em território do antigo município de Santo Amaro, anexado à capital paulistana pelo interventor federal no Estado Armando de Salles Oliveira em 25 de fevereiro de 1935 pelo decreto estadual 6.983 (BERARDI, 1981), rebaixando-a a subprefeitura do município de São Paulo, com o administrador nomeado pelo prefeito da Capital.
A paisagem é de área rural, com vegetação nativa de mata atlântica, e faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental) Bororé-Colônia. Abrigam também diversos patrimônios históricos como a Casa de Taipa (1870) e a Igreja de S. Sebastião (1904).

Fonte: Rodrigo Martins dos Santos, "APA BORORÉ, 2003: Subsídios para implementação" TGI DG-FFLCH-USP, Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Cidade de São Paulo e Bairros de São Paulo.

PROCESSO


As intervenções do Cartograffiti foram um sucesso nessa estação. Em parceria com o Projeto Imargem, a AMIB e outros Agentes Marginais, realizamos murais contemplando a memória do bairro, artistas locais e biomapas
 da região. Realizamos também grande evento ao público e uma série de vivências coletivas, visitas monitoradas como a do sociólogo francês Mohamd e a do Colégio Lourenço Castanho (que rendeu reportagem para a MegaTV), entre outras.


Toda articulação junto a comunidade local e ao Conselho Gestor da APA Bororé-Colônia foi muito bem avaliada.



AGENTES EM AÇÃO






2 comentários:

  1. Brilhante!!
    Unir Cartografia e grafitti.
    É a ocupação lúdica e colorida do espaço (sub)urbano.
    Parabéns ao pessoal do Imargem e galera da perifa do Graja!
    Saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Rodrigo!
      Saudade mesmo...
      Quando vir para SP, apareça!

      Excluir