segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ESTAÇÃO CARTOGRAFFTI AEROPORTO






Local marco na memória de tantas chegadas e partidas,  importante aeroporto  nacional inaugurado em 1936 na Vila de Congonhas,  quando ainda era uma Vila e a metrópole  de São Paulo não era tão grande.


Reportagem do Estadão de 14 de abril de 1936 dizia: "O novo campo acha-se situado à margem da confortável estrada que liga S. Paulo a Santo Amaro, em Indianópolis. Local admirável sob todos os aspectos, (...) oferece toda a garantia aos aviadores, com seu terreno seco e firme, o que ficou provado ante ontem, com a descida ali de diversos aparelhos".


Hoje com o "progresso"  e o índice populacional da cidade, o Aeroporto de Congonhas  ocupa uma grande área em meio ao a vida e o caos da metrópole paulistana.

É lá também que se propõe um ponto de partida ou chegada no Projeto Cartograffiti, numa rota estratégica da Arte na Cidade.

A passarela em frente ao aeroporto, que atravessa as duas mão das avenida Washington Luis foi o suporte escolhido para as intervenções do projeto. Projetada pelo arquiteto João Batista Villanova Artigas e  inaugurada em 1974 hoje é motivo de muita atenção e discussão.




Acompanhe outras matérias sobre a passarela:






 

SOBRE O AEROPORTO DE CONGONHAS...

Foi inaugurado em 1936, e seu primeiro vôo teve como destino a cidade do Rio de Janeiro em um aeroplano da VASP. Seu nome deve-se à região em que se situa, a antiga Vila Congonhas, de visconde de Congonhas do Campo. Congonhas foi construído com a intenção de prover São Paulo com um aeroporto que não estivesse sujeito às enchentes do rio Tietê, como ocorria no Campo de Marte.

O Aeroporto de Congonhas  é o quarto mais movimentado aeroporto do Brasil. Está localizado na cidade de São Paulo, no bairro do Campo Belo. Com uma área um pouco maior que 1,5 km², serve de acesso ao aeroporto a Avenida Washington Luís, que tem ligação com as avenidas Vinte e Três de Maio e dos Bandeirantes.

O Aeroporto de Congonhas é um dos principais portões de entrada e saída da cidade de São Paulo, sede de 38 das 100 maiores empresas privadas de capital nacional. Sua infraestrutura aeroportuária desempenha papel fundamental no desenvolvimento do Brasil como ligação a outros principais e importantes centros de negócio. Um dos cartões postais de São Paulo, Congonhas movimenta e alavanca oportunidades de negócio, tornando mais ágil o transporte na capital.


Fonte: Infraero

Nenhum comentário:

Postar um comentário